Blog

Dia dos Namorados: dicas para criar harmonizações com cerveja

O Dia dos Namorados está chegando e para celebrar a data logo pensamos em um jantar romântico, uma ida a um restaurante especial, um piquenique etc. Ou seja, a experiência gastronômica é sempre lembrada na hora de dividir momentos especiais com quem se ama.

Mas você já pensou em enriquecer ainda mais esse momento criando harmonizações que unem gastronomia e cerveja, estimulam os sentidos e criam memórias sensoriais?

Para isso, é preciso entender primeiro a importância das experiências sensoriais no desenvolvimento de lembranças afetivas.  Aromas, memórias e emoções estão interligados, pois o córtex olfativo está envolvido com o sistema límbico - cérebro emocional -, que é local responsável por armazenar e registrar nossas memórias emotivas. O cérebro guarda incontáveis lembranças e, quando sofre com um estímulo externo, desencadeia uma resposta neurológica que faz uma associação dos aromas com fatos marcantes do passado.

Diferente dos outros sentidos como a visão, audição, tato e o paladar, que precisam percorrer um caminho maior para chegar nas regiões do cérebro responsáveis pelas memórias e emoções. A “memória olfativa” está diretamente interligada aos mecanismos fisiológicos das emoções.

Por esse motivo, basta sentir um aroma familiar para que as lembranças venham à tona com riquezas de detalhes. Pode ser um alimento, o perfume de uma flor, o cheiro da grama molhada ou o perfume de um livro novo. Como não lembrar com carinho da refeição na casa dos pais? Ou do perfume de alguém especial que deixou saudades?

E como aproveitar isso no jantar do Dia dos Namorados?

Usar algum ingrediente afrodisíaco, preparar um prato que traga uma memória agradável ao parceiro e selecionar uma cerveja especial para o casal são algumas maneiras de aproveitar o poder das experiências sensoriais para montar uma harmonização e tornar a data ainda mais romântica.

Reunimos a seguir algumas dicas para que os casais cervejeiros possam celebrar o Dia dos Namorados com muito amor - e cerveja. Aproveite!

Capriche nas cervejas favoritas...

Cada pessoa tem seu estilo ou rótulo de cerveja favorito. Conhecer as preferências da pessoa que você ama e  entender seu repertório sensorial é fundamental na hora de montar uma harmonização como forma de demonstrar afeto e criar uma experiência inesquecível.

Você também pode escolher uma cerveja que os dois gostam de tomar juntos, ou que  traga alguma memória agradável de um encontro ou de uma viagem, por exemplo.

… mas aproveite para descobrir novas cervejas

Criar harmonizações é uma forma de testar combinações e conhecer novos sabores. Por isso, uma dica para o Dia dos Namorados é incluir cervejas que você ou seu parceiro ainda não provaram e aproveitar a data para descobrir experiências sensoriais juntos. Afinal, se seu namorado ou namorada é uma pessoa super aberta sensorialmente e que gosta de provar de tudo, por que não apostar em algo inusitado?

Crie uma ambientação especial

O sucesso de uma harmonização está na experiência como um todo - ainda mais quando falamos de um jantar especial e romântico como é o do Dia dos Namorados!

Capriche na ambientação e na seleção dos alimentos e bebidas. E lembre-se sempre que você pode escolher ingredientes simples que quando juntos, e aplicando as técnicas corretas de preparo e apresentação, se transformam em sofisticados pratos.

Quer impressionar seu parceiro com uma receita incrível? No ebook Harmonizações para Celebrar do Science of Beer você encontra pratos como o carré de cordeiro com molho de cacau em flor, cenoura e berry que harmoniza com cervejas escuras como Porter e Stout.

Está frio? Crie combinações de cerveja e queijo

Em algumas regiões do país, o Dia dos Namorados já é marcado pelas baixas temperaturas e esse friozinho logo nos remete a noites de fondues, não é mesmo? Uma sugestão é aproveitar esse clima romântico com as inúmeras possibilidades de harmonizações que as cervejas e queijos oferecem.

Queijos temperados com ervas, nozes e especiarias, por exemplo, possuem notas picantes e herbáceas que combinam perfeitamente com cervejas frutadas como as dos estilos Fruit Beer, Witbier e Saison.

Você pode conferir mais sugestões nosso Guia de Harmonização de Cervejas e Queijos.

E não se esqueça dos chocolates!

Não tem como pensar no Dia dos Namorados sem lembrar de chocolate. Bombons e trufas são alguns dos presentes mais comuns entre casais e essa é uma tradição antiga.  No século 19, o empresário inglês Richard Cadbury começou a vender seus chocolates em caixas em formato de coração decoradas com rosas e cupidos e a ideia não só foi um sucesso como se espalhou pelo mundo todo e perdura até hoje.

Aliado à cerveja, o chocolate proporciona harmonizações que unem a riqueza e a untuosidade da manteiga de cacau com a carbonatação da cerveja. Um exemplo são os chocolates amargos que podem ser combinados com cervejas intensas como Barley Wine e Belgian Dubbel.

Confira o nossoGuia para Harmonizar Cerveja e Chocolate e conheça outras combinações.

Dica extra: Cerveja Afrodisíaca?

Cervejas também poder levar em suas receitas ingredientes afrodisíacos. É o caso da cerveja Invicta Damiana, por exemplo  que que contém a Damiana (Turnera Diffusa), uma flor nativa da América Central, México, América do Sul e Caribe.  A cerveja é uma Bavarian IPA, cuja receita, que leva apenas lúpulos alemães, foi desenvolvida pela cervejaria Invicta em parceria com a CEO do Science of Beer, Amanda Reitenbach.

 

Seja com chocolates, queijos ou outros pratos - e independentemente da cerveja escolhida - a principal dica na hora de harmonizar cerveja no Dia dos Namorados  é usar a experiência sensorial para demonstrar afeto e amor, e criar uma memória afetiva nova.