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Tendências do mercado cervejeiro mundial: o que vi na Craft Brewers Conference

Por Amanda Reitenbach, CEO do Science of Beer

Quem trabalha com cerveja sabe o quão importante é estar atualizado a respeito do que acontece no mundo quando o assunto é a produção e o mercado da bebida. Participei recentemente da Craft Brewers Conference, o maior encontro do mercado de cervejas artesanais da América, e compartilho  neste texto algumas das tendências e tecnologias do setor cervejeiro mundial que vi por lá.

A Craft Brewers Conference ocorreu em Denver, nos EUA, e contou com mais de 14 mil participantes de 65 países e mais de mil expositores. O evento é organizado pela Brewers Association, a associação dos cervejeiros artesanais dos Estados Unidos, que foi parceira do Festival Brasileiro da Cerveja em 2019. Na ocasião, o presidente da organização, Bob Pease, falou sobre o mercado americano de cervejas na abertura do festival. Você pode assistir essa palestra completa neste vídeo.

Com muitas palestras, estudos, reuniões e exposição de produtos e equipamentos, a Craft Brewers Conference é uma oportunidade perfeita para se atualizar a respeito das novidades do mercado cervejeiro, principalmente levando em consideração que os Estados Unidos é hoje referência em tecnologia e inovação para o mercado de cervejas e influencia muito do o mercado brasileiro.

Veja a seguir algumas das novidades que acompanhei no evento:

(Foto: Brewbound)

Palestra de abertura com Bruce Dickinson

A Craft Brewers Conference costuma ser palco para grandes nomes do mercado e personalidades ligadas ao mundo cervejeiro. E este ano não foi diferente. O responsável pela palestra de abertura do evento em 2019 foi Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden.

Dickinson, que também é mestre cervejeiro, destacou em seu discurso que os cervejeiros artesanais precisam ter a habilidade de conquistar fãs, e não clientes, de suas cervejas, fortalecendo a identificação com as marcas.

 

 

Liderança de mulheres em empreendimentos cervejeiros

Uma palestra que merece destaque foi o bate-papo sobre liderança feminina no mercado cervejeiro  com Kim Jordan, co-fundadora e CEO da New Belgium Brewing; e Sarah Frey, proprietária da Frey Farms, a maior produtora de abóboras dos Estados Unidos.

A palestra mostrou as distintas trajetórias das duas empresárias e evidenciou a crescente participação das mulheres tanto na produção, quanto a frente de negócios e empreendimentos financeiros nos Estados Unidos.

 

 

Lúpulo com adição de carvalho

O Grupo Barth-Haas, maior fornecedor mundial de lúpulo, apresentou na Craft Brewers Conference seu novo lançamento: o Provoak. Trata-se de uma composição de lúpulos com a adição de carvalho em sua forma moída. Uma mistura pelletizada, com dois componentes de aroma (lúpulo e carvalho) em uma só dosagem.

O produto é oferecido em dois estilos: o americano: com a madeira tostada, aroma intenso e doce do lúpulo, com notas de frutas vermelhas, fruta seca, bourbon whisky, baunilha e bastante encorpado; e o europeu: com madeira não tostada, aroma frutado e leve do lúpulo, com notas de tangerina, laranja, uvas, remetendo ao vinho branco.

Barth-Haas também  a plataforma IncognitoTM, que é um produto na forma de extrato fluido a temperatura ambiente, desenhado para a transferência mais eficiente de aroma de lúpulo em sua dosagem no tanque Whirlpool. O produto é atualmente oferecido em três variedades: Citra, Mosaic e EkuanotTM.



(Foto: FlavorActiV Limited)


Equipamento para medição de amargor da cerveja

Entre os produtos em exposição na Craft Brewers Conference, destaco ainda o IBULyzer: um equipamento de medição de amargor em mosto e cerveja, fabricado pela Applitek, do grupo HACH, e exposto no evento no stand da FlavorActiV, fornecedora exclusiva do produto.

O IBULyzer executa a cada 13 minutos uma amostra para medição de amargor (IBU), enquanto várias amostras podem ser processadas sequencialmente. O equipamento substitui a extração manual com isooctana ou métodos caros de cromatografia e pode ser usado para ajustar o amargor no processo de fabricação, e no CQ e QA da cerveja no laboratório.



 

Extrato de levedura para estabilidade da turbidez

Já no que diz respeito à fermentação e leveduras, a Fermentis, uma das líderes mundiais do setor, apresentou o Spring’Blanche, um extrato de leveduras, rico em proteínas nativas de diferentes pesos moleculares que vão interagir com a cerveja produzindo estabilidade.

O produto deve ser utilizado no começo da maturação, após a etapa de fermentação, e foi desenvolvido principalmente para cervejas que buscam a turbidez, como é o caso de estilos como IPA, Witbier, Hopfenweiss, etc.

Vale lembrar que a visita à fábrica da Fermentis, na França, faz parte do roteiro da nossa viagem de estudos cervejeiros, que acontece em setembro. Confira mais informações aqui.


Troca de experiências e de conhecimento

Gosto sempre de lembrar que a Craft Brewers Conference é um evento destinado a qualquer pessoa que tenha interesse nas novidades do mercado cervejeiro, já que conta com palestras abordam questões mais amplas como a importância e as boas práticas de marketing, até assuntos mais bem técnicos de equipamentos e de análises.

Além disso, no evento  também é possível trocar muitas ideias e experiências com cervejeiros e outros profissionais do setor e se atualizar no mercado. Por isso, se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre outras tendências, fale comigo ou cadastre-se no formulário abaixo para receber as novidades do Science of Beer.