Blog

Science of Beer renova identidade com foco em eventos, ensino e na democratização do mercado cervejeiro


Nova marca traduz a democratização do ensino da cerveja e abre as portas da escola itinerante para um conhecimento amplo, inovador e cada vez mais profissional


Um grande portal de conhecimento. Esse é o conceito da nova identidade visual do Science of Beer Institute.

Após dez anos no mercado e consolidado como a principal escola itinerante de cerveja do Brasil, o Science se moderniza e traz para a nova marca os valores e princípios que já vinham sendo trabalhados pela entidade junto ao mercado.

Conhecimento e troca de experiências, inovação, tecnologia e educação são algumas das palavras-chave que nortearam a criação da nova identidade, que passa a ser um guarda-chuva abrigando, além dos cursos e viagens cervejeiras, eventos e concursos voltados para aumentar, ainda mais, a profissionalização do mercado da cerveja.

Amanda Reitenbach, CEO e fundadora do Science of Beer, fala que a empresa é focada em democratizar o ensino e o estudo da cerveja. “Já levantamos a bandeira da mulher no mercado cervejeiro e agora estamos indo além, com a criação das ações afirmativas, ou seja, bolsas parciais e integrais de estudo que serão disponibilizadas em todas as nossas turmas e voltadas para as minorias que normalmente não têm nem oportunidades, nem condições de fazer um curso na área”.

A CEO do Science explica que para se candidatar às ações afirmativas o interessado deve preencher o questionário socioeconômico e escrever uma carta explicando porque deseja fazer o curso. “Entre 10 e 20% das vagas em todas as turmas serão destinadas aos alunos que solicitarem as bolsas de estudo”. O edital para a inscrição estará disponível em breve no site do Science.

Democratizar o ensino para diversificar a profissão

Amanda fala que a criação das ações afirmativas surgiu após esses primeiros dez anos como mulher à frente de uma escola de ensino de cerveja. “Não só eu, mas nossas professoras, sommelières, colaboradoras, todas já passaram por situações de machismo e constrangimento no mercado cervejeiro devido ao nosso gênero. Cheguei a ouvir de um homem que mulher não pode estar à frente de evento de cervejas”, conta ela.

A nova identidade também foi idealizada pensando no coletivo, em diversificar o estudo da cerveja e trazer não só mais mulheres para o mercado, mas também pessoas que historicamente não tiveram oportunidade de estudar cerveja - seja por preconceito da área, como é o caso de negros, indígenas e LGBTQI, seja por falta de estrutura econômica. “Se a cerveja é para todos, agrega toda e qualquer pessoa numa mesa, por que a profissão e o estudo da cerveja ainda segregam tanto?”.

Amanda ainda faz uma promessa: “2020 será um ano inesquecível não só para o Science of Beer, mas para todos os profissionais do mercado cervejeiro, cervejeiros caseiros e quem estuda cerveja por hobby. Nossos planos são trazer o universo da cerveja para mais perto de todos e temos algumas surpresas na manga - ou melhor, no copo. Vem muita novidade por aí e os cervejeiros e amantes da cerveja não perdem por esperar!”, finaliza ela.