Oktoberfest de Munique: curiosidades e dicas para aproveitar o maior evento de cerveja do mundo
Mais de 7 milhões de pessoas se reúnem todos os anos no maior evento cervejeiro do mundo: a Oktoberfest de Munique. Festa tradicional da Baviera, a comemoração atrai turistas do mundo todo, inspira outros eventos ao redor do mundo e é uma daquelas experiências que todo apaixonado por cerveja precisa ter.
A Oktoberfest de Munique faz parte do roteiro da Viagem de Estudos Cervejeiros do Science of Beer, por isso listamos a seguir algumas informações e dicas para aproveitar o evento, além de um convite para você curtir os destinos cervejeiros da Europa conosco. Confira:
Uma festa de casamento que rendeu…
A Oktoberfest nasceu da festa de casamento do príncipe Príncipe Luís I da Baviera e Teresa da Saxônia e Hildburghausen em 1810. A festa durou uma semana, teve a participação de toda a população local, terminou com uma corrida de cavalos, e rendeu uma ótima ideia: “por que não criar uma comemoração anual?”
A Oktoberfest passou a ser realizada todos os anos no Theresienwiese (Campo de Teresa). Mas a cerveja só ganhou destaque no evento anos depois. Ao longo dos mais de 200 anos de história, a festa só não foi realizada em poucas ocasiões, geralmente em períodos de guerras.
A Oktoberfest não começa em outubro
Apesar do nome, a Oktoberfest de Munique começa em meados de setembro por conta do clima. Nessa época, a temperatura na cidade ainda é mais amena e agradável para curtir a festa também ao ar livre.
Em 2020, a 187ª edição da Oktoberfest de Munique ocorre entre os dias 19 de setembro a 4 de outubro. Já o roteiro da Viagem de Estudos cervejeiros passa pela festa no dia primeiro dia do evento.
Cervejas “de casa”
Na Alemanha é o “santo da casa quem faz os milagres”. Cada cidade ou região tem seus próprios estilos e/ou marcas de cerveja, e o consumo é o da produção local.
Na Oktoberfest isso não é diferente. As cervejas consumidas na festa são produzidas por seis importantes cervejarias de Munique: Paulaner, Augustiner, Hofbräu, Spaten-Franziskaner, Hacker Pschorr e Lowenbrau. São dessas cervejarias, inclusive as tradicionais tendas da festa.
Além disso, as cervejas são de um estilo especial para a festa. O estilo Oktoberfestbier também é conhecido como Märzen, pois é produzido no mês de março, estocado à frio no verão para ser consumido na Oktoberfest.
Trata-se de uma lager elegante e complexa, com moderada intensidade de maltes alemães e final seco, cuja graduação alcoólica varia de 5,8% a 6,3 ABV. E que é servida em canecos de 1 litro, os famosos maßkrug.
Você precisa de uma mesa
Esqueça a história de circular pela festa bebendo com um caneco na mão. Não é assim que as coisas funcionam na Oktoberfest de Munique. Para pedir cerveja ou comida é preciso estar em uma mesa da festa.
Qualquer pessoa pode entrar no pavilhão, inclusive não precisa nem de ingresso. Mas ter uma mesa é muito importante, já que somente assim você poderá consumir na festa.
Se você não tiver, vai ter contar com a sorte e sair procurando, ou pedir para alguém se pode liberar a mesa para você. E, além da sorte, é preciso saber falar alemão. Geralmente, quem tem mesa são alemães, e nem sempre é tão fácil convencê-los a ceder um lugarzinho.
E é aí que ir para a festa com a Viagem Cervejeira faz toda a diferença, pois o Science possui uma mesa fixa na Oktoberfest de Munique. Ou seja, dá para aproveitar toda a experiência do maior evento de cerveja do mundo sem se preocupar se você vai conseguir beber ou não.
A comida é tão importante quanto a cerveja
Quando a reserva de uma mesa é feita, o pedido mínimo é de 2 litros de cerveja + 1 wiesnhendl (meio frango grelhado) ou brathendl (meio frango assado). E isso já demonstra um aspecto muito importante da Oktober de Munique: a gastronomia.
As opções de pratos típicos da Baviera não faltam. Pretzels, WeiBwurst (linguiças brancas frescas), pato assado com repolho roxo, joelho de porco são algumas das iguarias tradicionais da festa e que harmonizam perfeitamente com as cervejas da Oktoberfest.
Aproveite a Oktoberfest de Munique com o Science of Beer!
Que tal curtir o maior evento cervejeiro do mundo e diversas cervejarias, fábricas, mosteiros e plantações de lúpulo da Alemanha?
Na Viagem de Estudos Cervejeiros do Science você vai conhecer os principais destinos cervejeiros da Alemanha, e também da Bélgica, República Tcheca, além de uma passagem pela França.
A viagem ocorre de 11 a 21 de setembro de 2020 e esperamos que você embarque com a gente!