Negócio cervejeiro: como posicionar a marca da sua cervejaria
Artigo produzido por myTapp - autosserviço de chope
Mil. O Brasil atingiu a marca de mais de 1000 cervejarias registradas no MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esse número fica extremamente maior se contabilizarmos os paneleiros que já desenvolveram seus rótulos e estão começando aos poucos na comercialização.
O que isso significa? Que são milhares de marcas espalhadas no país dentro de um mesmo segmento, comercializando produtos dentro de um mesmo mercado e que (queira ou não queira) são concorrentes uns dos outros.
Ainda que os sabores e aromas dos seus rótulos sejam diferenciados e que você - ou até mesmo os concursos - falem que eles são os melhores que existem, o seu público precisa se identificar, entender você e sua essência. Para isso, o posicionamento estratégico e bem pensado de uma marca se faz indispensável para se diferenciar em um mundo cada vez mais concorrido.
O que é um posicionamento de marca e como posicionar sua cervejaria
De forma breve, o posicionamento de marca da sua cervejaria representa a forma com que você deseja ser reconhecido pelos seus clientes. Ou seja, é como você se porta e trabalha para ser visto, mas não necessariamente como realmente é.
No mundo ideal, o posicionamento que você emite e a imagem - a forma com que o público percebe sua marca - são iguais. Para que isso aconteça, um trabalho bem estruturado deve ser feito.
Em um mercado que ficou muito tempo estagnado nesse sentido, o posicionamento das cervejarias - em especial as artesanais - se faz ainda mais necessário perante a sociedade.
Descentralização do posicionamento cervejeiro
Em que momento você começou a perceber que as cervejarias industriais/comerciais passaram a falar de uma maneira um tanto quanto diferente?
Não faz muito tempo, não. Até pouquíssimos anos atrás, a mensagem passada pelas empresas eram todas muito similares. Com o foco em um público específico, as mídias mostravam homens como consumidor foco em um ambiente cercado de pessoas dentro de padrões e estereótipos, o que foge da realidade de muitos consumidores.
O jogo mudou. O consumidor está cada vez mais consciente e comprando aquilo que lhe mais gera identificação.
Com centenas de possibilidades e produtos disputando um espaço no carrinho de compras, fica cada vez mais visível quem está no poder: o consumidor é crítico, empoderado e exige das marcas o respeito e a atenção para suas ideologias.
São essas marcas que vão para casa com eles, mesmo que - por muitas vezes - acabem sendo um pouco mais caras. O movimento do “bebo menos, mas bebo melhor” é real e foi ele que impulsionou o crescimento do aparecimento das cervejarias artesanais e fez com que o chope local ganhasse espaço nas torneiras dos bares.
Isso mostra a necessidade do posicionamento da marca vinculada com o público. As possibilidades são infinitas e não estamos mais limitados à mostrar o “mais do mesmo”. Cada cervejaria tem a sua identidade, sua história, sua motivação para existir. Nenhum rótulo é igual ao outro e, por isso, nenhuma cervejaria deve ser também.
Como definir um posicionamento de marca para sua cervejaria
Uma marca que definiu bem o seu posicionamento tem suas principais características e vantagens conhecidas e reafirmadas pelo público. Para chegar nesse resultado, é importante trabalhar tudo que possa servir para associar a sua marca. E isso não significa apenas trabalhar bem a identidade visual.
É claro que a marca (logotipo e símbolo), os rótulos e a todos os outros materiais visuais de sua empresa são fundamentais. Afinal, o consumidor deve bater o olho, reconhecer sua cervejaria e ter algum sentimento vinculado ao que está vendo. Mas isso deve se estender muito mais.
Para começar a pensar no seu posicionamento, responda:
- Com que a sua cervejaria se importa?
- Quais o diferencial da sua cerveja?
- Como você quer que as pessoas lembrem de sua marca?
- Quem são as pessoas que vão se identificar com você?
Em todo e qualquer lugar que sua marca estiver presente, essas respostas irão te guiar! Isso significa que você deve evidenciá-las para seus colaboradores, fornecedores, concorrentes e, claro, para seus consumidores.
As três maneiras mais clássicas de passar esse posicionamento são: identidade visual das cervejas, mídias sociais e ponto de venda.
#1 Identidade visual
O “quem você é” está bem representado na identidade visual da sua empresa? Quem nunca ouviu falar nela, irá encontrar um de seus rótulos na prateleira e receber a mensagem que você quer passar?
A identidade visual é a porta de entrada que irá comunicar, sem ter que abrir a boca para explicar. Um bom exemplo disso é a cervejaria Amada.
Da marca, passando pelo nome dos rótulos, até chegar nas ilustrações de cada um deles. A Amada consegue evidenciar o amor por suas origens e a representatividade da Bahia em todos os aspectos. Consegue ver?
#2 Mídias sociais
O consenso mundial já convenceu (praticamente) todos que criar um perfil nas mídias sociais é imprescindível na hora que começar um negócio. O que poucas marcas sabem é como aproveitar da melhor forma possível essa atividade.
Como são as imagens que você pretende divulgar? Elas parecem uma propaganda? Possuem textos e muitas informações visuais? Se sim: está na hora de repensar.
O uso no cotidiano das mídias sociais é para lazer. Assim, as pessoas tendem a seguir perfis que mostram um estilo de vida, pessoas. Trazer imagens com textos e que se assemelham muito a um anúncio de revista irão tornar seu perfil um ponto de acesso informacional - ou seja: não sigo, mas acesso quando quero saber o que vai acontecer. Invista em boas imagens dos seus clientes se divertindo e crie ambientes que fiquem incríveis em fotos.
Um exemplo legal é o perfil da cervejaria Perro Libre. Levando o dia-a-dia do estabelecimento em imagens de alta qualidade, mas sem perder a visão de consumidor, gera um perfil que gera interesse de visita e consumo, sem levar uma perspectiva de anúncio para a mídia.
#3 Ponto de venda
Onde melhor o cliente poderá sentir a sua essência do que em um local pensado 100% por você? Trabalhar na construção de um ambiente que leve seu posicionamento em todos os cantos, é uma ótima possibilidade de se comunicar integralmente.
A forma com que você deseja que as pessoas se sintam diante de sua marca, pode ser revertida em experiências locais para eles.
A cervejaria Alright, por exemplo, tem uma pegada forte de easy going - o objetivo é que você se sinta bem! Tudo na Alright vai ao encontro de uma meta final: passar uma experiência positiva para o cliente, deixando o ambiente o mais confortável possível. Como o próprio slogan deles diz: brew up, chill out!
Para que isso seja possível, construíram um espaço que mistura a fábrica com um beer garden com 12 torneiras de autosserviço de chopp myTapp, onde o cliente tem a liberdade e a democracia de servir o quanto quiser - pagando proporcionalmente por isso -, experimentar todos os rótulos e depois tirar os seus sapatos e relaxar na grama!
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E você, o que está fazendo para posicionar sua cervejaria?
Com tantas marcas surgindo no mercado, para conquistar pelo sabor, primeiro você precisará gerar identificação, curiosidade e experiência. Preparado para um mercado que não para de crescer?