Flavors de cerveja: conheça os sabores mais comuns e sua importância
Identificar os sabores ou flavors de uma cerveja é um dos principais papéis de um sommelier, além de um ponto de extrema importância dentro da análise sensorial na indústria de bebidas.
O reconhecimentos dos sabores que devem estar presentes na bebida (on flavors) e dos que são considerados defeitos quando evidentes (off flavors) ajuda a garantir a qualidade do produto. Isso porque indica se a cerveja está dentro do seu estilo, além de apontar possíveis falhas no processo de fabricação e, consequentemente, permitir que a cervejaria faça as correções necessárias em seu produto.
A presença de on flavors e off flavors também é um dos aspectos avaliados por juízes em competições cervejeiras para julgar uma cerveja. Além de servir de descritivo sensorial do produto para o consumidor.
No entanto, reconhecer essas características sensoriais não é uma tarefa simples. Aromas e sabores presentes nas cervejas podem, por exemplo, se apresentar de maneiras distintas e causar diferentes sensações em cada copo.
Por isso, para saber quais são os on flavors e off flavors da cerveja e identificá-los em meio a tantos estímulos é preciso estudar cada um deles.
Para auxiliar na identificação dos sabores, o Science of Beer lança o e-book Flavors de Cerveja, um conteúdo gratuito que lista 43 sabores que podem ser encontrados em cervejas. O e-book reúne também termos associados, concentrações e a origem dos flavors mais comuns e pode ser utilização como material de referência para identificação dos sabores.
Vale lembrar que maioria do flavors listados no material incluem as característica de sabor, encontradas em cervejas claras de boa qualidade, sabores secundários e também sabores de contaminação. Alguns destes flavors são pouco comuns em cervejas brasileiras, sendo encontrados com mais facilidade em cervejas fabricadas no exterior.