Blog

Beer Sensory: um aplicativo para análise sensorial na indústria de bebidas

As características sensoriais de uma cervejas são essenciais para definir sua qualidade e aceitação pelo consumidor. É o modo como a bebida impacta e estimula os sentidos que faz com que as pessoas queiram conhecer melhor e consumir mais o produto.

As cervejarias já entenderam a necessidade do público em saber mais sobre as características das cervejas, e utilizam isso para marketing e fidelização do cliente. Dados da Brewers Association mostram que, em 2016, microcervejarias com salas de degustação cresceram mais rápido do que aquelas que não ofereciam essa experiência ao consumidor. 

Para avaliar essas características sensoriais, a indústria utiliza um conjunto de práticas que empregam os sentidos para definir a qualidade da cerveja, a análise sensorial.

De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a análise sensorial é usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações obtidas a partir dos sentidos da visão, tato, olfato, audição e paladar. É realizada por uma equipe selecionada para avaliar a qualidade da textura, sabor, aroma, entre outros.

A análise sensorial pode ser usada para o estabelecimento de critérios de qualidade, suporte técnico para a pesquisa, controle de qualidade na produção industrial, e desenvolvimento de novos produtos. 

Para auxiliar a indústria cervejeira nesse processo de avaliação e controle de qualidade, o Science of Beer lança em breve o Beer Sensory, um aplicativo para avaliar e descrever cervejas. 

A CEO do Science of Beer e idealizadora do Beer Sensory, Amanda Reitenbach, explica que a ideia do aplicativo surgiu da necessidade de adaptar ferramentas de análise sensorial para a indústria cervejeira.  “No meu doutorado trabalhei muito com diversas ferramentas estatísticas para análise sensorial e inteligência artificial e pude notar que essas ferramentas poderiam e deveriam ser aliadas às necessidades do setor cervejeiro”, conta Amanda. 

Como funciona o Beer Sensory

O Beer Sensory serve tanto para avaliação sensorial da cerveja de forma individual, quanto em conjunto, como é o caso de aulas, eventos e concursos em que se deseja parametrizar as respostas de um grupo.

Beer Sensory: o aplicativo de avaliação é gratuito e vai permitir que qualquer pessoa possa baixar e fazer a avaliação das cerveja e armazenar seus dados. Vai contar também com uma versão paga para gestores de aulas e eventos, cujo valor e funcionalidades varia de acordo com a necessidade de cada aula, turma ou evento. 

Beer Sensory Pro: é um software pago que utiliza ferramentas estatísticas e de inteligência artificial para mapear o perfil sensorial de produtos e estabelecer o controle de qualidade por meio da análise sensorial.  É indicado para cervejarias e profissionais que desejam mapear e controlar o perfil sensorial, estabilidade, vida de prateleira, intenção de consumo, perfil de oxidação ou envelhecimento, gestão de sensorial para off flavors entre outras análises importantes para a produção de cervejas. 

Uma das principais vantagens do Beer Sensory é a possibilidade de avaliar e descrever cervejas de forma rápida, prática e em qualquer lugar. Entre os recursos e possibilidades da versão PRO estão: 

Criação de mapa sensorial de cada produto;

Mapeamento da vida de prateleira (melhor prazo para consumo, melhor temperatura de armazenamento);

Conhecimento do perfil e mudanças de cada cerveja dentro do prazo de validade;

Teste de aceitação;

Teste para padronização;

Teste para troca de matéria-prima;

Teste para desenvolvimento de produto;

Treinamento de painel sensorial e validação dos dados.

 

Além disso, a ferramenta também ajuda a cervejaria a conhecer melhor o seu produto, escolher os fornecedores mais adequados, identificar e prevenir falhas nas cervejas e fidelizar seus clientes. 

“A grande importância do controle de qualidade é implantar regras e instruções para que se diminua e reconheça os erros que acontecem nos processos. O controle de qualidade serve para manter o padrão de excelência de cada cerveja produzida”, destaca Amanda Reitenbach. 

 

Mais informações sobre o Beer Sensory 

Quer saber mais sobre o Beer Sensory? Inscreva-se no formulário abaixo e receba mais informações sobre a análise sensorial na indústria de bebidas e novidades em primeira mão sobre o lançamento do aplicativo: