Aprenda a utilizar as redes sociais para alavancar as vendas da sua cervejaria
A cerveja é uma bebida muito consumida mundialmente, inclusive pelos brasileiros. Apesar de se tratar de um produto alcoólico e que pode apresentar restrições (envolvendo responsabilidade em seu consumo), existem algumas ações que as empresas podem adotar a respeito de como aumentar suas vendas, tendo em vista que é um negócio promissor.
Essas estratégias são relacionadas, primeiramente, com um bom trabalho da imagem institucional da empresa, para que a marca assuma um diferencial em relação às outras disponíveis no mercado e se destaque no imaginário dos potenciais clientes, sendo relembrada.
Antes de falarmos em vendas, propriamente, é importante que a empresa compreenda o seu público-alvo para desenvolver ações mais efetivas, para além de um processo de compra.
Além disso, é preciso aplicar as estratégias identificadas e as ações/assuntos de interesse desse público, bem como recorrer a ferramentas, como as redes sociais, para conquistar e manter um relacionamento com seu público de forma segmentada. Confira mais detalhes a seguir!
Como sua cervejaria pode se destacar no mercado?
Antes de trazermos dicas sobre o aumento das vendas nas redes sociais, que é o foco deste artigo, é importante entender primeiro como sua cervejaria pode se destacar no mercado.
Primeiramente, é preciso entender alguns princípios que vão para além da venda de cerveja, mas que envolvem, também, princípios, valores e uma missão associada à marca. O que reforçará a identidade e o alinhamento em relação aos valores internos e externos.
Fortalecer a imagem da marca
Uma empresa precisa pensar em como fortalecer a imagem de sua marca, pois esse é o primeiro passo para aqueles que desejam se consolidar no mercado e ganhar confiança/credibilidade por parte dos clientes.
Sem isso, é impossível falarmos sobre vendas bem sucedidas. Por isso, é importante que sua cervejaria entenda qual é a imagem e os valores que ela pretende passar ao seu público-alvo, assim como ela deseja ser lembrada.
Para fortalecer sua marca, é possível adotar estratégias do Inbound Marketing, que são direcionadas para a produção de materiais de valor para a atração, fidelização e conquista do cliente, levando-o para o processo de conversão em vendas.
Investir em uma identidade visual
Outra dica muito importante para qualquer empresa é investir em sua identidade visual, pois, somente dessa forma o cliente terá referências para lembrar da empresa. Imagine que o cliente está imerso no dia a dia com diversas marcas, cores, produtos e valores.
A sua empresa só consegue se diferenciar e se destacar tendo uma identidade visual bem consolidada e definida, despertando a identificação do usuário independentemente da plataforma usada para comunicação, além de passar ao cliente os valores e crenças institucionais.
Inclusive, a identidade visual da empresa pode ser alinhada com toda a estratégia de Marketing empresarial.
Produzir conteúdo com qualidade
A partir do momento que sua empresa tem uma estratégia de marketing e uma identidade visual, é possível pensar em canais de aproximação com o cliente, como é o caso de um blog ou site, assim como as redes sociais.
Para alimentar esses canais, é importante produzir um conteúdo que tenha qualidade para o cliente e seja alinhado com com os valores e objetivos da marca, o que só é possível por meio do conhecimento do seu público-alvo.
Por isso, é fundamental que sua cervejaria busque conhecer quem é o seu consumidor, quem se interessa pela sua marca, suas preferências e gostos, pois somente dessa forma é possível produzir um conteúdo relevante.
A partir disso, existem técnicas do Marketing de Conteúdo, que são voltadas para a produção de materiais diversos e criativos, que são do interesse do público-alvo, que serão divulgados nas plataformas digitais, como sites e redes sociais.
Investir em redes sociais
O investimento em redes sociais é um elemento fundamental para as empresas, pois boa parte das pessoas - e potenciais clientes - utilizam essas plataformas para se informarem e interagirem com marcas, como o Instagram, Facebook e Twitter.
Sua empresa não precisa estar em todas as redes, mas deve escolher alguma para publicar seu conteúdo e se aproximar dos clientes.
Além de servir como uma ferramenta de aproximação, as redes sociais também podem ser instrumentos de venda.
Como as redes sociais podem aumentar suas vendas?
Para utilizar as redes sociais como instrumentos de vendas, sua empresa pode investir em um conteúdo patrocinado por meio do Twitter Ads, ou Facebook e Instagram (no segundo caso, é possível vincular a campanha).
A criação da campanha envolve a delimitação das palavras-chaves e do público, assim como uma indicação de orçamento e durabilidade. E as vantagens são inúmeras, como:
Promover sua página;
Direcionar mais pessoas para o seu site ou blog;
Aumentar o número de seguidores e de curtidas em um post;
Fazer com que mais pessoas conheçam sua marca.
Ou seja, é possível criar uma campanha tanto no aspecto de reforço da identidade visual da empresa, mas também direcionada para uma promoção de produtos, vendas, entregas de brindes e outros temas que direcionam o cliente para um processo de compra, o que trará mais oportunidades de negócios e o consequente desenvolvimento da cervejaria.