10 dicas para um Sommelier de Cervejas recém-formado
O curso de Sommelier de Cervejas veio para o Brasil em 2010 e de lá para cá, o número de escolas que ofertam esse curso, com diferentes cargas horárias e corpo docente, só aumentou.
Por consequência, esse crescimento acarretou no aumento do número de profissionais “Sommelier de Cerveja” formados. Se por um lado, esses números possam assustar os mais céticos, nós do Science of Beer Institute, acreditamos que esses novos diplomados poderão contribuir e muito com o fortalecimento e profissionalização do mercado de cervejas, que se encontra em plena expansão e que, justamente por ter esse perfil emergente, necessita de especialistas qualificados para cooperar com esse crescimento de forma sustentável e contínua.
Conversamos com alguns de nossos docentes e decidimos elencar aqui nesse artigo, algumas orientações para esses novos profissionais. Confira abaixo 10 dicas para um Sommelier de Cervejas recém-formado:
1) QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO.
Marque presença em eventos do setor (mesmo que sejam virtuais).
Feiras, congressos, festivais. Interaja com as marcas. Apoie e participe de eventos locais, aí mesmo na sua cidade, que possam fortalecer a cena da cerveja
2) UNIÃO FAZ A FORÇA.
Reúna seus amigos com interesses em comum para estudar e desenhar projetos juntos.
Grupos de estudo de estilos, com degustação e avaliação com fichas de diferentes concursos, comparando com os guias de estilo. Degustações às cegas e confrarias costumam render ótimos insighs e ensinamentos.
3) QUEM TEM BOCA VAI A ROMA.
Apresente-se. Conecte-se. Faça networking.
Apresente-se para as pessoas que você admira, mostre os serviços e trabalhos que você pode executar. Participe de projetos voluntários. Peça ajuda.
4) SEJA CRIATIVO.
Postar foto de cervejas, recebidos e mendigar amostras para as marcas, além de não ser ofício, mostra pouco profissionalismo, afinal você quer likes ou de fato trabalhar no mercado?
Ao receber uma amostra, faça um conteúdo criativo, dê o feedback para a cervejaria e se for o caso, proponha uma parceria que vá fazer sentido e seja interessante para ambos.
5) SÓ SEI QUE NADA SEI.
Quanto mais estudamos, mais iluminamos ao nosso redor, nos fazendo enxergar que existe um oceano de possibilidades ainda a se estudar.
6) SAIA DA BOLHA DA CERVEJA.
Sei que é difícil, mas olhe para o mercado das outras bebidas. Além de evoluir sensorialmente e profissionalmente, estar antenado ao que acontece nos mercados vizinhos, pode gerar ótimos insights para aplicação no mercado cervejeiro.
7) KEEP CALM AND CARRY ON.
Mantenha a calma e siga em frente sempre que você desanimar. Tenha paciência, dê tempo ao tempo, seja positivo e mantenha-se com a vibração alta para atrair as melhores oportunidades.
8) SE INSPIRE (OU NÃO).
Se inspirar e porquê não, comparar seu trabalho com o de outros profissionais respeitados e renomados, com mais experiência e tempo de mercado pode ser interessante, desde que isso não te paralisar à sombra desses profissionais. Ter referências é ótimo, isso atrelado à trabalho duro e criatividade, é sucesso certo!
9) SAIA DO COMUM.
Tem muitas áreas que contemplam e orbitam o segmento de cervejas. Tem várias ideias e atividades que podem ser desenvolvidas para atender à inúmeras “dores” do mercado. Especialize-se, seja criativo e tenha sempre um olhar panorâmico sobre as oportunidades.
10) INVISTA NUMA PEQUENA BIBLIOTECA CERVEJEIRA.
Alguns livros são fundamentais para os estudos cervejeiros e até mesmo para consultas. Coloque uma meta pessoal e invista em um livro a cada x meses.
Para comprar o “Guia Oxford da Cerveja”, de Garret Oliver, clique aqui.
DICA EXTRA: CONTINUE ESTUDANDO E CONTE COM A GENTE!
Para continuar seus estudos, invista constantemente em cursos novos, leituras e atualizações.
Sempre tem novidades surgindo no mercado e nós, do Science of Beer Institute não paramos! Sempre estamos lançando novos cursos, artigos e oportunidades para mantermos vocês nutridos de muita cultura cervejeira.
Continue estudando cerveja com a gente e enriqueça ainda mais a sua jornada profissional do nosso fermentado preferido, a cerveja!